quarta-feira, 24 de março de 2010

O Cálcio na Gravidez

A necessidade de cálcio, presente em alimentos como os lacticínios, aumenta logo no início da gestação.
O aleitamento também exige da mãe atenção à ingestão de leite e derivados, pois estima-se que, nessa fase, o organismo da mulher precisa de 1000 mg de cálcio por dia. Se o bebé apresentar algum tipo de sensibilidade aos derivados do leite, o uso de suplemento vitaminico para repor o mineral deve ser recomendado.

Deve-se por isso ter em conta o seguinte:

● Comer e beber pelo menos 4 porções de produtos lácteos por dia ajuda a garantir que mantém a quantidade certa de cálcio na sua dieta.

● As melhores fontes de cálcio são lacticínios, como leite, queijo, iogurte e pudim. O cálcio existe também em legumes verdes (brócolos e espinafres), mariscos, ervilhas e feijão.

● A vitamina D ajuda o corpo a processar o cálcio. Quantidades regulares e adequadas de vitamina D podem ser obtidas através da exposição ao sol e leite fortificado, ovos e peixe.

Nesta tabela que a seguir mostro, podemos ver a quantidade de cálcio em presente alguns alimentos e bebidas, para nos ajudar a ter uma noção de onde ir "buscar" as 1000mg necessárias.

414 mg - 1 iogurte magro

88 mg - 1 colher de sementes de sésamo integrais

225 mg - 100 gr de bacalhau

302 mg - 1 copo leite magro

90 mg - 1 chávena de brócolos cozidos

300 mg - 220 gr de requeijão

300 mg - 1 copo de sumo de laranja

300 mg - 100 gr sardinhas

476 mg - 100 gr de feijão branco moído.


A dose diária recomendada de cálcio para mulheres grávidas em fase de amamentação com mais de 18 anos é de 1000 mg. Para mulheres até aos 18 anos a dose recomendada é de 1300 mg de cálcio por dia.

Fonte: http://www.alimentacaosaudavel.org

Sem comentários:

Enviar um comentário