terça-feira, 2 de março de 2010

Soja à Mesa

Eis mais um alimento muito benéfico para a saúde.





O texto foi retirado deste site e transcrito para português.

A soja, consumida diariamente, tem um grão rico em nutrientes e actua na prevenção e tratamento de doenças.

Nutritiva e saborosa, a soja já ocupa lugar cativo na mesa de muitos brasileiros. Estudos mostram que este grão, conhecido há mais de cinco mil anos, no Oriente, traz benefícios para a saúde, auxiliando em tratamentos e na prevenção de algumas doenças. Muitas indústrias alimentícias resolveram investir neste filão e apostaram na diversidade: hoje, as prateleiras dos mercados oferecem diversidade em produtos à base de soja. Sucos, carne, leite, queijos.

Ao ingerir as proteínas da soja, actua-se directamente contra o inimigo número um do coração – o colesterol. Tudo isso por conta da genisteína, uma substância que impede a formação de coágulos e o crescimento das células que formam placas nesses vasos sanguíneos. Na prevenção do câncer de mama, prstata, cólon, recto, estômago e pulmão, assim como na redução dos incómodos da menopausa, a soja também é aliada.

Com derivados ricos em cálcio, o grão tem papel importante na prevenção da osteoporose, doença que causa o enfraquecimento dos ossos. No combate à diabetes, os alimentos da soja actuam reduzindo a absorção de glicose para a circulação sanguínea. Tudo isso, porque apresentam abundância de fibras. E mais: são particularmente úteis porque facilitam a acção da insulina.



Também neste site temos bastante informação sobre os benefícios da soja, que passo a transcrever:

Estudos demonstram que, além de possuir alto valor nutricional, a soja auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, cancro, osteoporose e diabetes. Veja como ela pode agir em nosso corpo:

• Coração: a ingestão de proteína de soja reduz a taxa do mau colesterol (LDL). As gorduras predominantes no grão de soja são as poliinsaturadas e as monossaturadas, que não provocam obstrução de artérias.

• Mama e próstata: os fitoestrógenos, substâncias químicas presentes na soja e semelhantes ao hormônio feminino, reduzem o risco de câncer de mama e de próstata.

• Ossos: os fitoestrógenos podem aliviar sintomas decorrentes da falta de hormônios na menopausa e retardar a osteoporose.

• Intestino e pâncreas: suas fibras ajudam no funcionamento do intestino e na redução dos níveis de glicose no sangue de diabéticos.

O efeito anticarcinogênico da soja é atribuído aos inibidores da protease, porém as isoflavonas parecem ser os mais proeminentes anticarcinogênicos da soja. Os outros benefícios além dos correlacionados com a sua ação contra o câncer derivam principalmente da sua ação antioxidante, protegendo o organismo contra os danos celulares que levam ao envelhecimento. O teor de isoflavonas varia segundo a cor da soja, a parte morfológica da mesma (cotilédone, hipocotilédone e casca), a variedade (fatores genéticos) e as condições ambientais de cultivo (temperatura, umidade e solo).



Acções de combate:

COLESTEROL
Os altos níveis de colesterol sanguíneo e do LDL-colesterol estão associados às doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio e arteriosclerose.
Pesquisas da American Heart Association - AHA (Associação Americana do Coração) têm demonstrado que a ingestão de proteínas de soja reduzem as taxas de LDL-colesterol.

Pacientes acompanhados durante quatro semanas por médicos da AHA e que tiveram a adição de proteínas da soja nas suas dietas - sem outra alteração - apresentaram uma redução nos níveis de LDL-colesterol em torno de 30%.
Assim, a introdução de pequena quantidade de proteína de soja na dieta diária (cerca de 20g que equivalem a 50g de grãos) é suficiente para deixar o nosso sangue e coração em forma.

CANCRO
Os grãos de soja contém um composto singular denominado genisteína, também chamado de fitoestrógino ou hormônio vegetal, que possui uma ação estrogênica moderada, a qual atua na prevenção de cânceres relacionados com o estrogênio.

Pesquisas realizadas no Japão, nos Estados Unidos e na Europa têm mostrado que a ingestão diária de alimentos à base de soja como, por exemplo, o tofu (queijo de soja), missô, natto e tempe (especialidades da cozinha oriental) reduzem os riscos de cânceres de mama e de próstata em 50%.
A soja e seus derivados também possuem uma ação preventiva quanto aos cânceres de cólon, reto, estômago e pulmão. Para que os tumores aumentem de tamanho, é necessário o desenvolvimento de novos vasos sanguíneos. O bloqueio desse processo é visto como uma maneira potencialmente importante para controlar o câncer. A genisteína inibe a formação desses vasos e, conseqüentemente, o desenvolvimento dos tumores cancerígenos.

OSSOS
Com o envelhecimento, a perda de cálcio aumenta numa taxa crescente, resultando na osteoporose. Na menopausa, esse processo se agrava com a deficiência hormonal ovariana. Devido à sua ação estrogênica, a genisteína da soja pode auxiliar a manter a estrutura óssea.
Exames de densiometria óssea comprovam que o consumo de soja retarda a osteoporose decorrente da idade, como também reduz significativamente a perda óssea total.

DIABETES
As fibras da soja exercem importante papel na regulação dos níveis de glicose no sangue, pois retardam a sua absorção. Essa redução na velocidade de absorção da glicose auxilia no controle da diabetes.

OUTRAS DOENÇAS
Há evidências de que o consumo de soja tem um efeito positivo no controle de outras doenças como hipertensão, litíase (cálculos biliares) e doenças renais.


Eis mil e uma razões para usar e abusar deste grãozinho milagroso.


Fontes: http://www.sojamac.com.br/ e: http://bemstar.globo.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário