terça-feira, 2 de novembro de 2010

Cálcio

Hoje vamos falar um pouco sobre saúde, mais propriamente de CÁLCIO.


A deficiência de cálcio pode prevenir ou impedir a progressão da osteoporose...Na população mundial apenas 50-60 % dos adultos e 10-20% adolescentes ingerem a quantidade recomendada pela organização mundial da saúde.

Além do cálcio, vários nutrientes, em especial a vitamina D, ajudam a aumentar a absorção de cálcio pelo organismo tendo um importante papel na osteoporose. Uma adequada ingestão de cálcio é importante para manter os níveis de cálcio no sangue e protegendo a perda óssea de cálcio dos ossos.

Após os 50 anos de idade, a importância da ingestão de cálcio aumenta devido à rápida perda óssea pela deficiência de estrógeno nas mulheres na pós-menopausa. As necessidades diárias de cálcio variam muito de acordo com a idade e país, mais de uma maneira geral recomenda-se uma ingestão diária de cálcio entre 1000 – 1300 mg/dia.

Além da suplementação de cálcio é necessária a orientação para alguns factores que podem agravar a osteoporose como: cigarro, alcoolismo, falta de actividade física e excesso café.

Na maioria dos casos de osteoporose, acaba sendo necessária a reposição via oral de cálcio através de suplementos de cálcio. Porém serve o alerta para a necessidade de uso do cálcio e vitamina D sempre com prescrição médica devido à possibilidade de efeitos colaterais e complicações do tratamento.


Por Fernanda Lage
Fonte: http://bemstar.globo.com

Sem comentários:

Enviar um comentário